TRAIL RIO DE FRAGA (MOAÑA) - ESPANHA

A primeira prova da "GALÍCIA MAXICA TRAIL ADVENTURE 2012" disputou-se nos arredores de Moaña, numa distância de cerca de 19Kms, com partida em frente ao pavilhão desportivo de Xunqueira, uma passagem pela praia ali mesmo em frente, e depois ladeando sempre as margens do rio Fraga com as suas múltiplas e diversificadas cascatas de uma beleza extraordinária, maiores e ruidosas por causa da chuva que caíra nos dias anteriores, seguindo trilhos estreitos, escorregadios e sinuosos, cheios de inúmeras raízes e imprevisíveis pequenos charcos, onde nunca se sabia o que se ia encontrar para apoio dos pés.

Várias passagens do rio de um lado para o outro, nuns locais com água até ao joelho ou por cima das pedras, noutros pelos passadiços onde as quedas eram umas atrás das outras, por via da lama dos ténis e da camada fininha de musgo/lodo existente naquelas tábuas muito giras mas que se tornaram autênticas armadilhas..., eu que o diga que, quando pensava já ir acabar o percurso sem qualquer percalço, a cerca de quinhentos metros da meta e no penúltimo passadiço, "catapumba...." se vinha a dez, atravessei-o a cem sem saber como!..., e as marcas cá ficaram para recordação!

Sendo o percurso praticamente todo a subir nos primeiros 11Kms, com uma pequena descida de 800 metros separando as duas valentes "paredes" existentes, cada uma de cerca de 1500 mts, onde para além do esforço de transpor aquilo quase na vertical, ainda tínhamos que nos entreter com todo o cascalho/pedras e grande irregularidade do terreno. E se no início da prova os atletas tinha pensado que o retorno ao ponto de partida nos últimos 4Kms (pelo mesmo percurso da ida) seria fácil por ser a descer, aguardava-nos a bela surpresa de os trilhos estarem ainda mais perigosos graças à primeira passagem dos mais de 500 atletas e caminheiros, que tínhamos posto o terreno num estado lastimável. Foi surpresa atrás de surpresa até à meta, com alguns a querem forçosamente tomar banho no rio (se se escorregava só havia duas hipóteses, ou íamos parar ao rio ali mesmo ao lado ou contra alguma árvore que teimosamente durante todo o percurso não se desviavam, dos atletas, nem um pouco...).

Fica ainda o inolvidável espectáculo paisagístico apreciado bem lá em cima no monte Xaxán (ou Faro, como também é conhecido), com a beleza espectacular da ria e respectiva baía mesmo ali à nossa frente, e mais lá para norte a outra baía, no horizonte), duas baías e toda a moldura à sua volta, fruto das nuvens baixas e negras a ameaçar chuva a todo o instante, e o nevoeiro intenso ladeando as diversa ilhas e vales circundantes, tendo em simultâneo os raios do sol a tentar romper todos aqueles mantos e colorindo-os de cores fantásticas e com efeitos que só a própria natureza consegue criar! E também havia garranos... desta vez vi-os mesmo ali ao lado, pastando calmamente, indiferentes à passagem dos atletas!...

Os espanhóis Elpidio Gomez Sousa e Roberto Riobó Estévez foram os dois primeiros a chegar à meta, respectivamente com, 1:23:46 e 1:23:59, seguidos dos dois portugueses Albino Daniel Magalhães e Carlos Sá, com 1:24:19 e 1:25:40. Em Veteranos 1, os portugueses António Martins e Asdrúbal Freitas foram os dois primeiros, sendo terceiro o Juan Carlos Queijas. Por sua vez em Veteranos 2, o Rafael Rodriguez Nogueira foi o primeiro com 1:41:37, cá o representante do CCD "O ALVITEJO" (Arsénio J M Fernandes) com 1:42:37 foi segundo, e o Camilo Parcero Rial, terceiro, com 1:44:35. Finalmente, a primeira atleta feminina foi a Verónica Montes Villar com 1:50:10.

Troféus artesanais, típicos e bem bonitos para os três primeiros de cada escalão, para além de coroas de oliveira (também em artesanato) para os três primeiros da classificação geral, masculina e feminina. Excelente convívio entre atletas, antes e depois da prova, óptimo abastecimento no final, balneários do pavilhão à disposição dos atletas e um arroz à valenciana para finalizar. Muito boa organização e recepção dos nossos vizinhos e vizinhas da Galiza.

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

TRAIL RIO DE FRAGA (MOAÑA) - ESPANHA TRAIL RIO DE FRAGA (MOAÑA) - ESPANHA Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 15.12.11 Rating: 5