8ª CORRIDA DOS REIS DO GAIO - ROSÁRIO (MOITA)


Foto da C.M. Moita
Depois da manifestação matinal, numa afirmação de identidade da população local, contra a extinção da freguesia Gaio-Rosário, a parte da tarde ficou reservada para as habituais actividades desportivas realizadas nesta época do ano, numa organização da Junta e da Câmara Municipal da Moita.

A 8ª Corrida dos Reis, teve início às 15 horas no Rosário, englobando provas para ambos os sexos e escalões desde benjamins a veteranos, realizando-se em simultâneo a 6ª Caminhada pela freguesia ribeirinha, onde anualmente se realiza a típica largada de toiros na praia fluvial. Tudo isto com a Charanga da Banda do Rosário animando o ambiente com o seu extenso reportório de temas musicais, provocando um constante 'mexe-mexe' na vasta assistência e atletas em aquecimento.

As provas dos mais jovens decorreram num circuito mais curto no Rosário, tendo as duas mais longas início, como todas as outras, em frente ao Centro de Convívio dos Reformados, passagem pelo Gaio e a 'tasca da curva', retorno na escola-básica, subindo e posterior passagem no largo com o seu bonito coreto e capela quinhentista.

A exemplo de outros anos nesta provas "atletismoita", taças para as 5 primeiras equipas e t´shirts aos cinco primeiros de cada escalão, sendo ainda distribuidos aos atletas mais jovens, bonitos troféus aos três primeiros e medalhas até ao 10º e para os menos jovens, igualmente troféus aos três primeiros e medalhas ao 4º e 5º.

E atendendo ao nome da freguesia (GAIO-Rosário), é evidente que o Francisco GAIO não podia faltar, nem pra correr nem pró petisco, ficando-se pelo 31º lugar da geral, 10º lugar do disputado escalão Vet3/M45, com 29' 23''.
                                                           Foto da C.M. Moita
Para ele não andar sózinho (não fosse perder-se...) fiz-lhe companhia, terminando em 45º da geral, 3º do escalão Vet5/M55, com 30' 36''.

O Luis Orvalho completou o trio alvitejano em 80º da geral, 11º dos Vet5/M55, com 32' 45''.

Terminaram as provas 265 atletas!

Apenas com TRÊS atletas, o CCD "O ALVITEJO" classificou-se em 15º lugar com 9 pontos, entre 24 equipas classificadas.

Na tasca da curva e relativamente ao petisco, o Gaio e eu ficámos ex-aequo no mesmo lugar: em frente ao balcão, fazendo frente ao "... unhas de gancho"! O "lebre do sado" lamentou no dia seguinte, "por motivos", não ter podido acompanhar...

Tudo certinho e direitinho na organização desta prova, em que até o tempo ajudou com uma fabulosa tarde de sol e um anoitecer muito agradável!

Ah!... já me esquecia, como diz o João, com INSCRIÇÕES GRÁTIS!..., e eu acrescento, TUDO ISTO com muito divertimento!

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

8ª CORRIDA DOS REIS DO GAIO - ROSÁRIO (MOITA) 8ª CORRIDA DOS REIS DO GAIO - ROSÁRIO (MOITA) Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 9.1.12 Rating: 5