1ª CORRIDA DE SALTOS ALTOS (SANTARÉM)


1ª CORRIDA DE SALTOS ALTOS (SANTARÉM)

VITÓRIA DE
UMA  CAUSA POR UMA CASA

A 1ª Corrida de Saltos Altos e Caminhada nasceu para ajudar a concretizar um sonho, nomeadamente a construção de um Lar Residencial e uma Residência Autónoma para pessoas com deficiência (com capacidade para 12 e 5 pessoas respectivamente) – “A casa João Manuel”. Este evento surge da parceria entre o C.C. D. Alvitejo e a APPACDM de Santarém no âmbito do projeto “Intervir para Integrar”.  A 1ª Corrida de Saltos Altos teve lugar este sábado na cidade de Santarém,  na Avenida D. Afonso Henriques com a participação de centena e meia de corajosos, entre corrida e caminhada, numa extensão de 300m.
Muito cedo começaram a chegar os participantes para este evento, uns com grandes saltos (apareceram saltos de 12 cm!), outros com saltos adaptados (o amigo João Jacinto tinha uns saltos pregados numas sapatilhas), e muitos "apenas" se mascararam e, vieram participar nesta iniciativa solidária.
Depois da azafama do levantamento  de dorsais, da medição dos saltos (apenas na corrida), lá se deslocaram os participantes para a linha de partida (com a corrida a perfilar na frente)

com a Avenida D. Afonso Henriques repleta de público, disposto a   aplaudir todos os concorrentes, com a animação a estar a cargo do grupo de gaitas da Golegã e, do incansável "João da Jomar".
Aos seus lugares...partida!
Estranhamente foram os homens a tomar a dianteira da corrida, com Luis Neves (APPACDM) a ser o mais rápido com 52.94, impondo-se a João Jacinto (57.34) e Paulo Fernandes (59.80), ambos do Alvitejo. No sector feminino, onde aconteceram algumas quedas (não seria suposto serem os homens a cair?) a vitória sorriu a Maria Antonieta Sá (Alvitejo) em 59.80, com as suas colegas de equipa Ana Duarte (1.07.75) e Mária Fátima Abreu (1.11.62) a completarem o pódio.
 Depois, rumou-se até ao Aerodromo de Santarém (Castelo´s Bar), onde actuou o Grupo Folclórico CC de Abitureiras, o Grupo de Danças de Salão da Associação Cruz de Cristo da Povoa da Isenta, o  grupo Dinâmicas Naturais, terminando com Karaoke com a DJ Anna Borges.
 Este evento contou com o apoio de vários parceiros, Scalabisport, Câmara Municipal de Santarém, Câmara Municipal do Cartaxo e da Fundação Inatel de Santarém. O objectivo principal desta corrida consistia em angariar fundos para a “Casa João Manuel”, o que resultou em pleno,  fruto do esforço daqueles que colaboraram (empresas e voluntários) e participantes.
O lema continua...  Precisamos de si! Uma causa por uma casa!

João Fortunato

1ª CORRIDA DE SALTOS ALTOS (SANTARÉM) 1ª CORRIDA DE SALTOS ALTOS (SANTARÉM) Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 19.2.12 Rating: 5