AXtrail®series 2012 #01 SERIE - Foz de Alge / Ferraria de São João‏


 
A #01 Série, do circuito AXtrail®series 2012, realizou-se entre a Foz de Alge (concelho de Figueiró dos Vinhos) e Ferraria de São João (concelho de Penela).
Com o alvorecer, o dia amanheceu com ameaças de chuva e nevoeiro intenso, levando os atletas a interrogarem-se sobre o equipamento mais adequado para a prova!

Concentrados junto ao Centro de BTT da Ferraria de S.João e transportados em autocarros para a Foz de Alge, junto ao rio Zêzere, onde se ultimaram os derradeiros preparativos antes de ser dada ordem para o início da aventura de 32 Kms e 1400 metros de desnível acumulado.

Início rápido por um estradão até entrar num trilho bastante técnico e belísimo, com cerca de 14Kms sempre junto á margem da ribeira de Alge até às espectaculares Fragas de S Simão. Seguiu-se a inevitável e sempre complicada descida das fragas, passagem por Além da Ribeira e Azeitão e novamente num singletrack ao longo da ribeira de Ferraria até às fragas do Cercal, surgindo depois as cristas quartzíticas do monte de S.João, até finalmente se entrar na AX de Ferraria de S. João!...

Afinal, se de madrugada ameaçava chover, choveu mesmo..., ao princípio ainda brincávamos, pois pensávamos que era de andarmos agarrados às árvores, mas rapidamente constatámos que a chuva ia persistir... e assim aconteceu, não foi contínua mas acompanhou os atletas durante quase toda a prova, a que se veio juntar aquele vento forte e nevoeiro cerradíssimo lá no alto das fragas, onde se ouvia o 'Moutinho' mesmo ali ao lado a anunciar as chegadas, mas chegarmos aonde ele estava é que nunca mais!... e lá se perdeu a oportunidade de se apreciar a beleza duma panorâmica sem fim vista lá de cima!... foi diferente! Percurso e locais a merecer uma visita calma e com tempo para saborear todos os recantos de sonho por onde passámos!

Organização impecável, solução alternativa do pavilhão da Aguda para o almoço e cerimónias protocolares, onde o excelente convívio entre todos os participantes no trail, caminhos do xisto e elementos de apoio foi espectacular. Sem qualquer estratificação social, cada vez mais adeptos desta modalidade, espíritos abertos e cultivando valores tantas vezes esquecidos na nossa sociedade.
O alvitejano Francisco Gaio está um 'trailista'(?) de primeira..., até nem pára nos abastecimentos, só para fugir de quem vai atrás!..., foi o 7º atleta a cortar a meta, demorando apenas 03h17m49s, sendo o 4º Vet I (dos 40 aos 49 anos).


O Manuel Victorino, sempre naquele passo 'a correr', finge que anda mas corre, mesmo nas subidas, são muitos anos de 'calo' !..., foi 81º com 04h35m41s, 4º Vet II (dos 50 anos em diante, até haver....).

Em 98ª da geral chegou a Vera Vaz, com 04h56m24s, sendo a 5ª feminina e 3ª senior feminina.

Sempre a rolar naquele passo miudinho, a Antonieta de Sá foi a 105ª da geral, 8ª feminina e 4ª Vet Fem (aqueles 4 segundos!...) com 04h59m34s.

Se há abastecimentos, que tanto trabalho deram a preparar, e se lá estão pessoas que gostam de conversar, porque não parar?!?..., dar ao dente e à lingua..., ser simpático (no primeiro abastecimento estava a chover, até deu jeito ficar abrigado... e depois de bem abastecido com o farnel para mais uns quantos kms, pernas aos trilhos e faro atento até ao próximo...abastecimento! E assim se chega à meta!... sem fome, nem caibras, nem dores e pronto para outra voltinha (ao abastecimento final, antes do banho e... do almoço!...)

Ah pois..., entretido assim, demorei 03h46m57s, 27º da geral e 1º Vet II.

Agora, é esperar pela nocturna!... onde sempre surgem uns quantos quirópteros!

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
AXtrail®series 2012 #01 SERIE - Foz de Alge / Ferraria de São João‏ AXtrail®series 2012 #01 SERIE - Foz de Alge / Ferraria de São João‏ Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 7.3.12 Rating: 5