MEIA MARATONA DE CASTRO MARIM



Corrida de estrada na distância de 21.097,5 metros com partida às 11h00m em frente à sede do CRA em Altura, percorrendo parte da Av 24 de Julho que contorna a localidade, cruzando a 'famosa' EN 125 e seguindo pela EN125-6 até ao interior de Castro Marim, com prévia passagem por S.Bartolomeu (e respectiva linha férrea em horário compatível para atletas e comboio) e Três Azeitonas, efectuando o caminho inverso até à meta instalada no local de partida.
Dos 136 atletas chegados ao fim do percurso, o Bruno Paixão não deixou os seus créditos por pernas alheias, vencendo de forma indiscutível e definindo de forma categórica a 1ª posição nesta MM e no Challenge 2012, que no ano transacto "por motivos..." não tinha ocupado!
01h07m50s foi o tempo atribuído ao vencedor, seguido do Hugo Pinto a 51'' e do Jorge Varela a 1' e 19''. A Vera Nunes demorou mais 8 segundos que a Clarisse Cruz que foi primeira com 01h22m32s, tendo a Mónica Moreiras sido terceira a 3' e 19''.
Relativamente aos alvitejanos:
- Amílcar Santana chegou em 94º da geral, 9º do escalão M60/99 com 01h 42m 16s.

- Arsénio Fernandes, 57º da geral, 1º do escalão M55/60 com 01h 32m 16s
Meia maratona muito proveitosa para o estudo da condição humana e das diversas facetas do 'ethos' das pessoas, talvez derivado à falta de discernimento e cansaço, causado pelo esforço muscular e cerebral. Vem ao de cima a falta de equilíbrio e bom funcionamento social, em que os valores e princípios morais da sociedade e seus grupos são postos de lado face às necessidades momentâneas de, nomeadamente, querer sobressair e manter uma imagem, 'falseada', criada ao longo do tempo e que em poucos segundos se desmorona!... Nota-se que a esbonação e a desfaçatez são géneros de primeira necessidade nos relacionamentos de algumas pessoas..., o orgulho e a busca do reconhecimento público trazem consigo a necessidade de aparentar algo que não se é..., mesmo que para tal se tenha que omitir todos os valores e princípios morais, com o consequente prejuízo e omissão dos actos praticados pelos 'atletas solidários'.


No final do Challenge do Algarve 2012, conjunto das três provas de corrida, o CCD "O ALVITEJO" viu o seu representante ocupar o 23º lugar da classificação geral e o 2º lugar do pódio em VET 4, com 229,1 pontos.
Três dias muito bem passados, com provas bastante interessantes, organização impecável, tudo a correr sobre rodas sempre com rapidez e eficiência, mas quando se pensa que tudo está perfeito e desta vez é que era..., lá vem um 'segundo regulamento'!!!.... isto de se ter tornado moda neste 'cantinho', não se cumprir o que estava estabelecido legal e contratualmente estabelecido do antecedente, aparecendo sempre uma nova lei ou regulamento!..., bolas, até parece que a troika está metida em todo o lado! Apesar de tudo, prevaleceu, desta vez, o bom senso (de ENALTECER ) e ninguém saíu prejudicado, cumprindo-se o regulamento publicitado.

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

MEIA MARATONA DE CASTRO MARIM MEIA MARATONA DE CASTRO MARIM Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 10.4.12 Rating: 5