26ª Edição dos 17 Kms de PORTO DE MÓS - SERRA DAIRE‏


Percurso nas serras de Aire e Candeeiros, similar aos anos anteriores, com partida em Porto de Mós às 10h00 e estrada acima até ao km 4 depois do Livramento; após uma descida de pouco mais de 1500 metros, a outra subida até à meta, apenas intercalada com um desnível de 500 metros anterior à longa recta que conduzia à 'visita/passagem' pelo interior das grutas, isto depois de passar por Alcaria, Barrenta e Alto de Alvados, estando a meta instalada à entrada do parque das Grutas de Santo António.
Partida aos 139,9 metros de altitude e chegada aos 529 metros.
Prova com 7 escalões masculinos, desde os seniores, M35 e até M 60 e um escalão feminino.
Prémios apelativos: meia libra em ouro à equipa mais numerosa à chegada, meia libra em ouro à 1ª atleta feminina, e 3, 2, e 1 meias libra em ouro aos 3 primeiros da geral, com troféus (sempre diferentes todos os anos) aos 10 primeiros de cada escalão, às 10 primeiras equipas e prémios de presença para todos.
Chuva em todo o percurso..., com vários postos de abastecimento (e aquele chuveiro na curva, sempre a funcionar...), este ano foi molhados por fora e por dentro.
Chegou primeiro lá acima o Aires Sousa, seguido pelo João Serralheiro e João Amorim. O Custódio António foi o primeiro ao lado do pódio! Em femininos, a Lucinda Moreiras ganhou a dianteira à Carina Matias e à Carmen Henriques. A Adelindina Lopes ladeou o pódio!
Dois representantes do CCD "O ALVITEJO":

O Manuel Victorino foi 4º do escalão M60, 124º da geral, com 01h 36m 43s.

Cá o cronista/redactor(?!?...), foi igualmente 4º, mas do escalão M55; 63º da geral com 01h 22m 58s.
Para além da habitual t'shirt de recordação, ainda oferta de entradas gratuitas nas grutas para os atletas participantes e descontos nos restaurantes aderentes.
Não haja dúvida, continua a ser uma das provas mais tradicionais e míticas de Portugal, sempre com os "spiridonistas" na organização!... Pra continuar!


Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 21.5.12 Rating: 5