AXtrail #02 SERIE - Alvaiázere‏



2 de Junho 2012 - 20h00m - Alvaiázere - 28 Kms - 1200 metros de desnível

Por terras das Aldeias do Xisto, à mistura com o calcário, um número elevado de atletas (198) deslocou-se até à capital do chícharo, na expectativa de usufruir de mais uma jornada de trail e observar o pôr-do-sol do alto da serra, mas infelizmente, primeiro o tempo nublado, o que até daria uma panorâmica diferente do ocaso, depois o nevoeiro intenso que se instalou na serra, impossibilitou apreciar um espectáculo sempre bonito, com o sol a afundar-se no Atlântico lá prás bandas da Praia da Vieira, a caminho do continente americano com prévia passagem pelos Açores, e deixando cair os últimos raios por terras de Ansião e Sicó.
Não houve nada disso, a atenção concentrou-se no terreno que se pisava, uma vez que tal como alertara o 'homem do briefing', a "chuva molhada" que tinha caído deixara os trilhos e pedras extremamente escorregadios, o que viria a causar alguns estragos no pelotão, mormente cá ao 'dito cujo' que, àparte as brincadeiras em que se mete, desta vez escolheu a melhor zona do percurso, com relva e só com uma pedra no caminho, o que resultou numa combinação fatal para o términus da prova aos 14 Kms e tal, após escorregadela monumental e coxa direita em cheio na pedra camuflada!...
Em toda uma vida de provas, 1ª desistência!... com efeitos devastadores!..., em especial no 'sótão', mas..., há sempre um mas, e tinha que arranjar alguma forma de superar a 'raiva' da desistência..., deu para receber os atletas na linha meta, já momentaneamente recuperado com o banho e com os primeiros socorros prestados pelos bombeiros, sempre solícitos e amáveis.
Partida na pista do estádio municipal de Alvaiázere, abalando pelo vale de olivais até às escadarias que conduziam ao adro da capela de Nossa Senhora dos Covões, ainda com os enfeites das festas de Maio, embrenhando-nos depois pelos trilhos serra acima, apreciando os aromas característicos da zona, sempre com a vila à nossa direita, até lá bem ao alto onde um espesso manto de nevoeiro nos esperava, inviabilizando a rápida localização das fitas reflectoras. Descida vertiginosa até ao 1º abastecimento, prosseguindo ainda a descer, antes de, agora já com o lusco-fusco, começarem os primeiros enganos de alguns atletas, rápidos a correr, mas sem os frontais ligados, nada de localizarem os reflectores indicadores do percurso. São sempre momentos de boa disposição o reagrupar de grupos de 15 ou 20 atletas, á procura do trilho perdido!... Antes do 2º abastecimento lá para o Km 16, a organização presenteou-nos este ano com um percurso adicional extremamente técnico, mas com óptimas características de trail!
O resto do percurso, depois da queda, era/foi igual ao ano passado..., subida forte, descida pra fazer sofrer os joelhos, a longa passagem sempre pelo leito do rio, e finalmente descer da encosta de regresso à vila, com nova passagem pelas escadarias (alguns pelos vistos têm sempre tendência a encurtar caminho e a evitar partes do percurso com maior dificuldade...), com a chegada no pórtico da partida em plena pista do estádio municipal.
Venceu o Nuno Silva, seguido da excelente 'promessa' do trail nacional Luís Duarte e do Custódio António, inadaptado relativamente às tecnologias dos frontais (aquilo é pra levar na cabeça e não na mão!... ou então tem que levar uma lanterna!...(eh! eh eh!..). A Susana Simões chegou à frente da Natércia Silvestre e da Patrícia Leite.

Quanto aos restantes alvitejanos:

- Francisco Gaio, 21º da geral, 21º masculino e 6º Vet I, com 03h 03m 23s;


- Vera Vaz, 100º da geral, 6ª feminina e 5ª Sen Fem, com 03h 46m 19s;

- Manuel Victorino, 127º da geral, 120º masculino e 9º Vet II, com 04h 00m 41s;


- Antonieta de Sá, 154º da geral, 12ª feminina e 5ª Vet Fem, 04h 19m 38s.

E para além da espectacular t'shirt, a organização presenteou todos os atletas com uma excelente organização!...


Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 4.6.12 Rating: 5