VI ULTRA MARATONA CAMINHOS DO TEJO‏



Pela 6ª vez, a Associação Desportiva OMundodaCorrida.com utilizou 146 Kms deste território rectangular para, seguindo os caminhos de peregrinação de Lisboa a Fátima, realizar a já tradicional ultra maratona, disputada num misto de alcatrão, estradão e alguns trilhos, e com óptimas paisagens e recantos idílicos.
Depois da sessão de wrestling na nocturna de Alvaiázere entre a 'coxa' e a 'pedra', o bom senso aconselhava paragem obrigatória, até porque só na quarta-feira é que se conseguiu subir e descer degraus sem sentir dor, mas a vontade de participar e fazer companhia ao Gaio e ao Márcio superou as cautelas necessárias e fez com me apresentasse no 'Km 0 zero', no Parque das Nações, para iniciarmos o trajecto até à Praça Luis Kondor.
Os participantes foram surgindo aos poucos de todas as direcções, ainda antes das 21 horas, concentrando-se por baixo da pala do pavilhão de Portugal, onde se ultimaram os preparativos finais, tipo arrumação e separação dos sacos por destino, distribuição de dorsais e chip, equipar adequadamente, não sem antes se proceder às habituais consultas e troca de opiniões junto dos mais experientes, relativamente ao vestuário mais aconselhável para a noite que se aproximava e que pressagiava ser fresquinha!... Tudo nas calmas!
22 horas: após contagem decrescente rumou-se em direcção ao Trancão, desta vez em linha recta, pois os três que seguiam na liderança, Carlos Mendes (1º a chegar a Fátima, pulverizando o record da prova com menos uma hora!!!...), João Oliveira (foi o 2º a completar o percurso) e Desidério Pires, não foram ter com o Tejo logo ali à direita..., e o resto da malta não se fez rogada, vai de abalar atrás deles... ainda agora se tinha começado a correr e já se estava com pressa de chegar!... O Pedro Marques mais alguns segue pouco depois... Dou por mim num grupo da frente onde vão o Cunha, Gaio, Serrazina, Nuno Correia e mais dois ou três; o Nuno alerta para o excesso de velocidade..., logo que nos embrenhámos na escuridão do vale do rio Trancão, frontais ligados, conversa animada (o pessoal estava fresco), talvez contagiados pelo trio lider, foi hora de testar as maleitas de que cada um se queixava antes da partida..., acompanhados pela música popular dos arraiais da outra margem, talvez Unhos!..., pelos sons provocados pelos estriduladores dos grilos..., pelo apoio dum grupo à entrada da Granja onde estava o Rui Pacheco..., o ânimo era geral e apesar da irregularidade do caminho rural/trilho até ao Forte da Casa, com aqueles traiçoeiros rodados das btt's e motos, foi sempre a 'abrir'..., depois começaram os primeiros enganos de percurso, alguns houve que, em vez de entrarem na estação de Alverca, queriam forçosamente 'visitar' o Museu do Ar às 23h30/meia noite!...; na zona industrial de Alverca, novo engano, e o grupo do Gaio ultrapassa o grupo do Serrazina; o outro alvitejano, o Márcio Silva, vinha mais atrás com a Júlia e o Mark; na descida do viaduto de Alhandra, início das picadas na coxa direita (a dita cuja... ); no início do passeio ribeirinho, junto à casa museu dr Sousa Martins, intensifica-se; passo da corrida à marcha e começo a fazer contas às 'consequências' !..., o incómodo persiste,portanto decido caminhar e desistir no final da primeira etapa; passa o Vitorino Coragem no seu ritmo a caminho de Ehunmilak..., aparece a Júlia, o Mark e o Márcio, trocamos palavras de incentivo..., e antes do portão do jardim 'abanquei' saboreando aqueles apetitosos tremoços, figos e uma espectacular mpeg, na companhia do pessoal do 1º controlo/abastecimento: desistia mas ficava bem acompanhado!... Posteriormente é comunicado o abandono do Serrazina.
O Gaio prosseguia a bom ritmo a caminho da Valada, ele tinha avisado que não ia falhar as massagens nos postos de controlo!... e para além disso tinha lá uma surpresa para lhe dar ânimo!... O Desidério Pires, vencedor das edições 2010 e 2011, abandona aos 48 Kms; o Márcio Silva (corria com um dorsal duma Márcia...) começava a ter os primeiros sintomas de dores nos gémeos (?)..., aguentou até aos 60 Kms, mas..., menino ajuizado, decidiu repousar e aproveitar boleia de carro para o resto da Ultra! O Mimoso desiste também na Valada..., o Pedro Marques em Santarém (... por causa da 'noitada' que passou com os 'gémeos' em Alvaiázere!..).
11 horas e pico: vou de carro até Monsanto buscar 'o saco da muda', e deparo-me com um quadro enternecedor: o Gaio deitado à sombra, no adro da igreja local, a Antonieta (o tal apoio que inesperadamente lhe surgiu na Valada..., ela não conseguia dormir!...) a dar-lhe cerejas na boca... (o rapaz nem se mexia, doía-lhe tudo), e o Rui Queixada a fazer-lhe massagens!... nota-se que está muito cansado..., diz que vai andando e correndo alternadamente na companhia do Monteiro; entretanto a minha perna, depois de duas sessões de massagens já não doía..., sigo até Minde e mudo de equipamento; o Márcio estava lá, leva o carro para Fátima e eu resolvo fazer os últimos 16 Kms!... passados 1500 metros apanho o Alexandre Cunha que no final será 3º..., vai todo 'derretido'..., diz-me para eu seguir, mas fico com ele e lá vamos serra acima na conversa até à meta, onde chegámos pelas 14horas e 28 minutos.
O Gaio e o Carlos Monteiro confundem as setas e perdem-se!...; volto pelo caminho inverso e vou à procura dele..., vem super cansado e extenuado psicologicamente face ao engano no percurso (não é nada fácil digerir um engano aos 127 kms, como se deve imaginar..., quaisquer dezenas de metros a mais 'mandam abaixo' qualquer um!...), já não consegue alterar o andamento e é ultrapassado a 400 metros do final...,, fala emocionadamente não só do engano fatal que o fez perder muito tempo, como também por finalmente conseguir mais uma VITÓRIA..., e lá fomos pelo meio dos peregrinos passeantes, fazendo as últimas centenas de metros, sendo o 5º atleta a cortar a linha de chegada.

É o HERÓI dela!!!.... e um campeão do ALVITEJO!
Óptima experiência, excelentes postos de abastecimento, simpatia qb por parte de todos os elementos da organização, grandes... GRANDES histórias para contar por parte de cada um, desistências inesperadas, dor e muito 'saber sofrer', exemplos disso a Júlia, o Basso e o Mark entre outros e a 'insistência' dos dois últimos a chegar, mesmo que 'fora' do horário previsto..., e depois, mesmo com muitos kms nas pernas, uns mais que outros, ainda se deram umas voltinhas pela zona da capelinha e do santuário; finalmente, enquanto decorria o jantar na companhia da Carla, Lando e do 'puto reguila', ainda se deu uma espreitadela ao Portugal-Alemanha, até que o sono e cansaço mandaram mais alto e foi hora de regresso..., no dia seguinte havia o run-bike ao qual não se podia faltar! As pestanas do Gaio eram de chumbo!...

Um bem-haja à organização!... e tudo isto com o apoio inexcedível dos elementos da Fisio-Massagem Alvitejo (a Helena, o André e o Rui) que tiveram que se subdividir inesperadamente e gerir toda a logística, face à rapidez do 1º atleta e ao andamento do último.

Cronometragem dos tempos e distâncias em: associaçãoomundodacorrida.com

Texto de Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
 
Fotos de Arsénio Fernandes e Rui Queixada

Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 12.6.12 Rating: 5