TRILHOS DA ÁGUA PÉ
01/12/2012




AS OPINIÕES!


Trilhos da Água Pé – Vale de Figueira (Santarém)


UM PRIVILÉGIO E MUITOS PRAZERES!....

... pela honra que me foi concedida pelo CCD "O ALVITEJO", em ser o 'padrinho' da 1ª edição dos Trilhos da Água-Pé.
... pelo carinho e amizade das gentes de Vale de Figueira (e arredores).
... pelo trabalho que em conjunto foi feito, pela disponibilidade e apoios duns, o contributo e as sugestões doutros, sempre com boa disposição e entusiasmo, tudo compensado pela forte adesão e fabuloso convívio entre os atletas presentes, uns mais outros menos, companheiros de tantas aventuras.
O meu muito OBRIGADO por tudo!..
Ah e já agora...
...os comentários e as críticas são sempre uma mais valia preciosa!
Arsénio Fernandes (Padrinho da Prova - atleta do Alvitejo)

A organização está de parabens, pois escolheu um percurso excelente e, estava muito bem marcado, não havia hipótese de enganos, eu segui sempre o caminho correto, até obter esta vitória.
Marco Marques (U.F.C.I . TOMAR  - vencedor dos Trilhos da Água Pé)

Marco Marques (União de Tomar) foi o grande vencedor da primeira edição dos Trilhos da Água Pé, em Vale de Figueira (Santarém). Em femininos, Anabela Duque (AC São Mamede)) foi a primeira classificada.
Colectivamente triunfou a equipa do “Alvitejo”.
Esta primeira edição dos “Trilhos da Água Pé” teve a sua partida e chegada na localidade, sendo a maioria dos restantes caminhos na companhia do rio Alviela. Um percurso agradável, de dificuldade adequada aos que se querem iniciar neste tipo de corridas.
Estas iniciativas são de elevar, uma vez que conciliam a corrida com o convívio entre atletas, em ambiente familiar.
Após a corrida, tempo para banho e massagens, a cargo dos profissionais da “Fisiomassagem”. Seguiu-se a entrega dos prémios, no “Celeiro”, local onde decorria o Festival da Água Pé e do Torricado.
Foram premiados os cinco classificados de cada escalão e todas as equipas que concluíram.
O evento teve como padrinho o atleta “Arsénio Fernandes”, contou com a organização do “Alvitejo”, com o dedicado João Fortunato a liderar uma simpática equipa de voluntários, apoio da junta de Freguesia de Vale de Figueira e do Agrupamento de Escuteiros1040 de Vale de Figueira.
Felicitamos todos os que colaboraram para o sucesso do evento.
Nós também fomos!
Sabendo nós que era o Alvitejo a organizar, a nossa presença era inevitável.
O Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere fez-se representar pelo atleta Luís Mota, 4º classificado na geral e vencedor do escalão M 40.
Foi uma tarde muito bem passada na companhia de muitos amigos.
Da corrida trouxemos simpáticas lembranças e muita felicidade, por ter-mos estado na companhia de muitos e bons companheiros destas andanças.
Luis Mota (C.A. Ferreira Zezere)


Bom dia
No passado sábado, participei na prova “trilhos da agua pé” em Vale Figueira Santarém.
Tive um contra tempo na viagem que me atrasou o inicio da prova em aproximadamente 10 minutos. De qualquer forma, terminei-a com o tempo de 1,27 que a organização amavelmente considerou, uma vez que parti sem dorsal. Pelo fato e pela atenção e disponibilidade demonstradas pelo Sr. João Fortunato (que acabei por não conhecer pessoalmente – fica para uma próxima) os meus agradecimentos.
Quanto à prova em si, foi a minha primeira do género – e sabia que o grau de dificuldade era maior, mas não imaginava que tanto… felizmente, o prazer foi proporcional à dificuldade.
Obrigado
Duarte Sousa (Aclis Liberty Seguros)


Uma tarde de sábado bem passada, por entre a companhia de grandes atletas, que abrilhantaram a 1ª prova de trilhos do CCD O Alvitejo
Rui Queixada (FISIO MASSAGEM / ALVITEJO)


Mais um desafio superado pelos Gym Runners numa tarde bem fresquinha mas com um sol magnifico. Trillhos da Água Pé em Vale de Figueira, Santarém 14 km de trilhos de terra batida com lama q.b. passagem na foz do Rio Alviela e um vista maginfica sobre o Rio Tejo e a leziria. Boa organização do Ccd Alvitejo Atletismo apesar de alguns atletas se terem perdido no percurso, com direito a um lanche simpático no final e depois na entrega de prémios um belo torricado e a tal Água Pé. A nivel de resultados 8º lugar por equipas com direito a troféu, um 3º lugar F seniores, um 4º F40 e um 4º F45. Pessoalmente também um bom resultado, com 1h08m, 22º da geral e 6º M40. Parabéns principalmente aos estreantes em trilhos, isto é só o principio. Os próximos são em Leiria dia 15. Até lá!!!!!
Luís Morgado (Gym runners)

Paula Rodrigues É verdade foi um dia muito bem passado :) um convívio maravilhoso com os amigos e eram tantos, uma grande parodia com o desporto como tema ahahaha vida saudável eheheh e parabéns a todos estivemos muito bem representados!!!!
Paula Rodrigues (Gym runners)



Ontem foi o dia dos Trilhos da Água Pé, uma prova organizada pelo meu clube Ccd Alvitejo Atletismo. Esta prova serviu de treino pois já á muito tempo que não faço provas de trilhos. Correu muito bem classifiquei-me em 51º da geral com 155 chegados á meta. Fui a 2ª feminina e a 1ª do escalão com o tempo de 1h14m12s para a distância de cerca de 14km. Foi uma prova dura de sobe e desce constante e muita lama. Esta prova estava inserida no Festival do Torricado local onde foi feita a entrega dos prémios. Concluindo...foi um excelente treino. :)
Ana Margarida (Alvitejo)



Há pequenos promenores que demonstram o carinho e o respeito que as organizações tem pelos atletas foi o Caso da organização dos Trilhos da Água Pé o Ccd Alvitejo Atletismo...na execução dos bonitos troféus alusivos a esse precioso néctar...Mais uma vez muitos parabéns....
Vitorino Coragem (O Mundo da Corrida)


O Mundo da Corrida esteve presente em mais um simpático...Trail da Água Pé...com Vitorino Coragem Coragem......, José Magro,,Anabela Pacheco,uma boa organização do Ccd Alvitejo Atletismo.Parabéns
Vitorino Coragem (O mundo da Corrida)


O esperado regresso dos Gémeos Castro! Mesmo a patinar na lama (eu e o Miguel Saturnino errámos na escolha dos "pneus"), deu para entrarmos no top-10
Destaco a excelente organização dos amigos do Ccd Alvitejo Atletismo e o óptimo ambiente vivido em redor da prova.
TRILHOS DA ÁGUA-PÉ » VALE DE FIGUEIRA:
Mais 2 pódios SNRs!!!
Miguel Saturnino (5º Sén. Masc) e......2º Lugar por equipas!!!
E mais não temos meninas para ir ao pódio...AINDA!
Luís Ferreira (Scalabis Night Runners Man)


Hoje, trilhos da água pé - 14 Kms, com organização briosa do Ccd Alvitejo Atletismo!!!!
Consegui o 2º. Geral - 1º. Escalão - 56´30´´.
Foi um rolar rápido, entusiasmante, confiante e corajoso.
Obrigado a todos os amigos que me apoiaram logo á partida para um bom lugar na classificação geral e a todos os que no fim vibravam com a minha prestação.
Parabéns a todos/as os/as intervenientes, à excelente organização que se esmerou na prova, nos prémios originais e fantásticos, bem como no bom lanche final.
Abraço companheiros/as do nosso Atlético Clube São Mamede. Marcámos presença brilhante, corremos com alegria e fizemos a nossa corrida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
António Silvino (A.C.S. Mamede)


"Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais. Deve ser guardada e conservada no coração."
Rui Lima (Alvitejo)



Divertimento...amizade...e alegria marcaram este 1º Trilho da Água pé. Obrigada ao Ccd Alvitejo Atletismo
Anabela Duque (A.C.S. Mamede – vencedora em femininos)

No melhor pano cai a nódoa!
Deficientes marcações mancharam a organização dos “Trilhos da Água Pé” que no sábado passado se realizaram em Vale de Figueira (Santarém), originando (no que toca a nós) à desorientação de alguns dos nossos atletas, que seguiram por um percurso errado (e podiam ter sido avisados…), impedindo-os de obter melhores classificações individuais e de dar uma melhor contribuição à sua equipa, coisas que não se podem repetir por quem tem tanta experiência nestas andanças.
A Organização foi d’O Alvitejo dirigida pelo incansável João Fortunato, com a colaboração da Junta de Freguesia de Vale de Figueira e dos escuteiros locais. Tudo gente boa, merecedora de todo o nosso maior respeito, admiração e amizade, que talvez não mereça estes reparos, mas estamos certos que eles só beneficiam futuras organizações!
Quanto ao resto, nada a apontar. Bom percurso, bela tarde de convívio com toda a envolvência do festival da água-pé e do torricado (prato típico do Ribatejo associado aos trabalhadores do campo e aos pescadores dos valados do Tejo) que decorria no local onde foram distribuídos os prémios.
MARCO MARQUES do União de Tomar foi o grande vencedor desta 1ª Edição dos Trilhos da Água Pé, com o tempo de 00:56:24, vencendo em femininos ANABELA DUQUE do AC São Mamede com 00:01:13.
Da nossa equipa, cujo comportamento apresentamos mais abaixo, destaque para o MARCO FRANCO que obteve um excelente 8º Lugar na Geral (4º Sénior), para o estreante DIOGO MARQUES que obteve o 29º Lugar na Geral (15º Sénior)e para ANA VIEIRA 69º Lugar na Geral (2º Veterana >40):
Casa do Benfica em Abrantes



Mais uma prova de trilhos que tem pernas para andar para a frente pois uma boa prova onde a malta saiu toda contente e admirados com o percusso força alvitejo ....
António Carvalho (Maduro Atletics)



Começo pelo fim, aqui o nosso amigo Charles War que acompanhou os atletas que iam em ultimo a fazer logo o trabalho que por vezes demora muito tempo a ser feito , e sim isto é uma nota ás muitas organizações que fazem passar as suas provas... nas nossas maravilhosas paisagens , a recolha de fitas é muito importante para salvaguardar as belezas de Vale de Figueira (desculpem o desabafo , mas realmente ainda se vai vendo muitas fitas de organizações que por aqui passam )
António João Silva (colaborador da Organização)


Está a organização de parabéns.Prova com excelente percurso muito bem cuidada,inclusivé o convivio final com o torricado.A repetir.
Pedro Sousa (Individual)


 Parabens ao "CCD o Alvitejo", parabens ao Amigo João Carlos Fortunato e restante Organização do evento pelo trabalho dispendido em prol do Atletismo e pelo excelente percurso para a realização dos trilhos da Água Pé. Obrigado e até à proxima. Um abraço.
Francisco Calçada (Açoreana Clube Banif)



Venho por este meio dar os PARABÈNS, ao C.C.D. "O ALVITEJO",pela excelente organização dos TRILHOS DA ÁGUA PÉ. A prova foi dura, mas o traçado do percurso foi muito bem escolhido. O lanche final estava uma maravilha. Têm uma equipa de se lhe tirar o chapéu, continuem que estão no bom caminho. Para o ano cá estaremos.
Saudações desportivas.
José Barroco os "Nomadas"


Estimado João,

Bem-haja e muito obrigado por esta extraordinária experiência. Excelente organização a todos os níveis. Muitos parabéns.
Um abraço,
Pedro Burguette (Açoreana Clube Banif)



Realizou-se no passado dia 1 de Dezembro , na povoação de Vale de Figueira, a prova de atletismo “ Os Trilhos da Água Pé”.
Foi uma prova de 14 km percorrendo um misto de terrenos de descidas, subidas com mais ou menos lama, caminhos e estradões, passando junto do rio Alviela.considerada uma prova de elevada beleza natural, e com potencialidades para maior evolução, pela excelente organização do C.C.D “ O Alvitejo” e apoio da Junta de Freguesia de Vale de Figueira.
A prova recebeu 155 atletas e acompanhantes e terminou numa festa de entrega de prémios, onde a água pé e o bacalhau também estiveram presentes.
O CLAC fez-se representar por 5 atletas apoiado pelo campeão Valter Rei, que infelizmente devido a uma lesão não pode participar.
O CLAC esteve presente no pódio pelo já habitual Rui Perdigão e pelas “iniciadas” neste tipo de provas, Maria José Silva e Maria José Machado que tudo fizeram para atingir a marca dos 56m.24s. atingidos pelo Vencedor Marco Marques do União de Tomar. As classificações e tempos dos atletas do CLAC foram as seguintes:
Rui Perdigão – 1h05.53 – 15º na Geral – 4º Escalão
José Batista – 1h22.53 – 91º na Geral – 14º Escalão
João Dias – 1h33.07 – 107º na Geral – 15º Escalão
Maria José Silva – 1h33.07 – 108º na Geral – 2º Escalão
Maria José Machado – 1h53.51 – 141º na Geral – 6º Escalão
Apoio Restaurante “ O Almourol”
Pela Secção de Atletismo
José Batista
CLAC - ENTRONCAMENTO



No Sábado, dia primeiro deste mês de Dezembro e da restauração da independência de Portugal, feriado nacional desde a primeira metade do século XIX , comemoraram-se 372 anos do início da revolta dos portugueses contra a dominação estrangeira..., e foi por agora a ultima vez que foi feriado e Vale Figueira recebeu em festa os atletas que se aventuraram nos trilhos das redondezas, muito enlameados e escorregadios, percurso acessível aos menos experientes e com beleza para recordar como a nossa passagem ao longo de 2 km nas margens do Alviela, percurso muito bonito com zonas rápidas e outras onde era necessário mostrar a nossa técnica, parabéns a organização por uma escolha que nos parece muito boa.

Como se vai tornando habito nos trails há quem se engane e faça mais 3 km ou quem não veja as ratoeiras e fique preso no arame,há quem de dois "tralhos" e se preocupe em ver se alguém viu a queda e ainda há aqueles que teimam em chegar a meta em sentido contrário ao da prova ou seja mais uma aventura e mais mil historias para mais tarde recordar.
Nós os "Amigos" levamos os atletas da equipa Z reforçada por um atleta da equipa A e ficamos em 6º lugar colectivo, merece destaque o brilhante 3º lugar do Rui Pacheco, o Daniel que nos surpreende pelos seus tempos e ainda o jogo de equipa(ah,ah) do Hernâni,Fernando e Moga.
Resultados 1º Trilhos Água Pé:
3º Rui Pacheco 56'36
32º-Daniel Pinto 1h10'30
57º-Filipe Ramalho 1h15'21
75º-Hernani Monteiro 1h19'32
76º-Fernando Silva 1h19'34
77º-José Moga 1h20'11
AMIGOS VALE SILÊNCIO


- Realizou-se este sábado, dia 1 de dezembro, pelas 15:00, em Vale Figueira, Santarém, a I Edição dos Trilhos da Água Pé que contou com a presença de cerca 170 atletas de ambos os sexos, com prémios individuais para os três melhores de cada escalão, masculino e feminino, depois alargado até ao quinto e por equipas igual, na distância de 14.190 m, foi o que marcou no meu relógio, houve alguém que fez mais, mas foi só porque precisava de mais treino, percurso que me surpreendeu, pela positiva, em todos os aspectos com pequenas subidas, e descidas, muita lama, partes técnicas muito boas e marcação, estava boa, embora o padrinho da prova, ele que escolheu e marcou o percurso, diz também ter-se perdido... é suspeito.
- Na generalidade, prova que tem pernas para andar e de ano para acrescentar sempre mais uns bons metros, nem que tenhamos que ir a Santarém... pessoalmente gostei, parabéns ao alvitejo, Sr. João e todos os outros que o apoiaram nesta iniciativa, é preciso coragem...
- Partida simbólica junto ao piso sintético de futebol 7, até à praça da vila onde foi dada a partida.
- Consegui terminar, com o tempo de 01.05', 13º. da classificação geral e 3º. do escalão M/45-49, sentindo algumas dificuldades, devido ao cansaço, e piso pesado, mas gostei, com uma queda pelo meio, não podia terminar sem cair, mas não fui o único.
A Antonieta terminou com o tempo de 01.52, mas fez 16.400 m, por isso demorou mais tempo, tendo ficado na 5º. posição do seu escalão.
Francisco Gaio  (ALVITEJO)


O Centro de Cultura e Desporto "O Alvitejo", organizou no passado dia 1 de Dezembro os Trilhos da Água Pé (inseridos no Festival da Água Pé e do Torricado).
Cerca de duzentos atletas marcaram presença nesta prova, sendo quase todo o percurso em terra batida, por trilhos devidamente sinalizados, numa distância aproximada de 14Km.
Marcaram presença nesta prova dois atletas do concelho, Valdo das Neves, 6º classificado na geral e 3º no seu escalão sénior, com o tempo de 59’56´´ e Arménio Vitorino, 33º classificado na geral e 5º no seu escalão M 60, com o tempo de 1h20’ 31´´.
A distribuição de troféus ocorreu no Celeiro do Outeirão, enquanto se degustavam uns petiscos da região.
Blogue -  Salvaterra de Magos, um Concelho à sua espera


Prova que decorreu em Vale de Figueira, entre a Golegã e a Santarém. Estava muito frio nesse dia, embora fizesse sol. Eram poucos atletas, apenas 155, mas a prova prometia ser gira. Fui com a Ana dos Run4Fun e antes da prova iniciar, estivemos a aquecer um pouco.

A prova inciou-se às 15:00 e rapidamente passamos do alcatrão para o trilho. Como tinha chovido no dia anterior, havia alguma lama e escorregava um pouco.
Andamos por trilhos muito bonitos, com Sobreiros e vistas para o Rio. Em termos de beleza, gostei muito da prova, para alem de que foi puro trail, muitos dos caminhos, ne,m sequer eram caminhos mas sim trilhos. A prova sendo curta, foi feita a um ritmo alto. Nesta corrida, o estômago pesou-me pois tinha almoçado um cozido e agora estava a pagar o preço de ter o estômago pesado.
Na parte final, entrou uma forte dor de burro e tive que gerir até ao fim. Gostei muito da prova e fiz 1 Hora e 10 min. Fiquei em lugar 31 da geral e 16 da minha categoria.
João Guerra (RUN4FUN)



Desporto
“O Alvitejo” triunfa em casa e coloca treze atletas no pódio
Edição de 2012-12-13
Cerca de duzentos atletas participaram dia 1 de Dezembro na prova dos primeiros Trilhos da Água Pé, disputada em Vale de Figueira. Foi dia de festa naquela freguesia do concelho de Santarém. A pequena localidade foi invadida bem cedo. Centenas de pessoas aproveitaram o facto deste dia ser feriado pela última vez para acompanharem os atletas e conviverem no final da prova.
A prova integrada no “Festival da Água-Pé e do Torricado”, eventos organizados em conjunto pelo CCD “O Alvitejo” e pelo Agrupamento de Escuteiros local, com o apoio da junta de freguesia e de alguns sectores sociais e profissionais da localidade e dos arredores.
Os atletas tiveram a oportunidade de se deliciarem com um percurso extremamente belo e propício a este tipo de provas, de 14 mil metros. Que os levou à borda d’água do Alviela (as intensas chuvas da véspera e a subida inopinada do nível e do caudal das águas impediram a passagem junto à margem do Tejo, obrigando a alterações de última hora tendo em vista a segurança dos participantes, a partir da Fonte da Barreira da Bica), num constante sobe e desce pelos montes e vales da zona, espreitando as espectaculares vistas propiciadas pelo fim da tarde e pelos dois rios espraiando-se pela lezíria em direcção ao horizonte.
No sector masculino o vencedor foi Marco Marques (U.F.C. Tomar), seguido de António Silvino (A.C.S. Mamede), Rui Pacheco (Amigos Vale Silêncio) e Luís Mota (C.A. Ferreira Zêzere), enquanto que Anabela Duque (A.C.S. Mamede) superou a concorrência feminina.
Os vencedores de cada escalão foram: Seniores - Marco Marques - U.F.C.Industria Tomar. M45 - António Silvino - A.C.S. Mamede. M40 - Luís Mota - C.A. Ferreira Zêzere. M50 - Fernando Simão - C.A. Barreira. M55 - João Jacinto - Alvitejo. M60 - Joaquim Alves - Alvitejo. M65 - José Lucas - Alvitejo. F40 - Anabela Duque - A.C.S. Mamede. F45 - Ana Margarida - Alvitejo. Sénior feminina - Rosa Vassindula - CRD Arrudense.
Colectivamente, o CCD “O Alvitejo” foi a equipa que liderou a classificação com 66 pontos, seguida pela Scalabis Night Runners (106 pontos) e pelo A C S. Mamede (126 pontos).
JORNAL -   O MIRANTE




NOTA: RELATOS RETIRADOS DO FACEBOOK , BLOGS e OBTIDOS Á CHEGADA




CLASSIFICAÇÕES GERAIS E COLETIVAS



Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 2.12.12 Rating: 5