7ª CORRIDA DO GUINCHO

MANUEL VITORINO DO C.C.D. "O ALVITEJO"/ O FORNO NO PÓDIO EM M60

Numa organização da Junta de Freguesia de Alcabideche, Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira e Terras de Aventura, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, decorreu no dia 26 de Maio, uma corrida pedestre em montanha e passeio pedestre denominada 7ª CORRIDA DO GUINCHO "ENTRE SERRA E MAR", prova integrada no calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2012.
Percurso na distância de 12 km, com partida às 10 horas, em Janes, frente à sede da Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira, no cruzamento da EN 247-5 (Malveira da Serra – Alcabideche) com a EN 9-1 (Malveira da Serra – Lagoa Azul). 1º km plano, em asfalto, percorrendo a EN 247-5 em direcção a Alcabideche, virando então à direita para caminhos rurais e posteriormente percorrendo os trilhos pedestres traçados ao longo da falésia junto ao mar e continuando a subir até ao Cabeço do Vento antes de iniciar a descida em direcção à Tapada da Roçada e Janes, com meta instalada no mesmo local da partida.
Paralelamente decorreu uma caminhada com percurso de 6 km de extensão, com partida às 9h45m no mesmo local dos atletas, percorrendo um trajecto com a subida ao Cabeço do Vento e volta.
Prova desenrolada num cenário de excepcional beleza natural do Parque Natural de Sintra-Cascais, que este ano teve um pequeno decréscimo de participantes (menos 55 do que em 2012), talvez devido a realização de inúmeras provas neste fim de semana.
O Abilio Pereira do ARC Aguias de Alvelos triunfou em 45m 48s e a Patrícia Serafim (Praças da Armada) repetiu o triunfo alcançando em 2012 com 55m 33s.