TRAIL DE BOBORÁS
Para quem sente a natureza..., e como aperitivo para a última prova do "Galícia Máxica Trail Adventure 2012", disputada "en tierras del Ribeiro..., regadas por el caudaloso y misterioso rio Arenteiro y afluentes...,", nada melhor que percorrer aquela zona por caminhos e estradas secundárias, deliciando-nos em cada curva com uma nova perspectiva tão ou mais bela que a anterior, socalcos e vinhedos, casas e monumentos históricos, zonas fluviais a apetecer parar e ficar, silêncios profundos, festas populares e recriações históricas em que todos participam, "bosques de espécies autóctonas y foráneas, senderos a la vera del rio que sirven para disfrute de pescadores, viejos caminos de servicio a campos de labradio, aldeas casi despobladas....", vale bem a pena levantar de madrugada, e como aquecimento para a prova disputada às 17horas da tarde, calcorrear e desfrutar!...
Trail de 20 Kms, sem grandes desníveis a superar, com excepção da subida do rio e o corta fogo que nunca mais acabava..., com partida em Boborás, "...bajando a Pazos de Arenteiro, seguindo el rio unos 4 km, para subir de nuevo al punto de partida. Lo más divertido, peligroso y duro fue ese tramo de rio, por las raices, piedras húmedas, troncos, agua......".
À frente dos atletas participantes, chegou o Fernando Arca Casal do C M Xesteiras, com 1:34:53, seguido do português Asdrúbal Freitas da Confraria Trotamontes com 1:40:54 e do Alfonso Vilela Perez, Individual, com 1:42:13. O 'portuga' AntónioMartins, enganou-se logo no início e desta vez não deu para recuperar e disputar os lugares cimeiros!...
O alvitejano completou o percurso em 48º da geral com 2:08:03.
Foi 2º(subcampión) em Veteranos 2/M50-99.
Em femininos, a vencedora foi a María del Rosário Figueiroa do CARMarisqueiro com 2:09:45, seguida da Priscila Suarez Mendez da Asociacion Bombeiros Coruña com 2:16:25 e da Almudena Suarez Pazos também da Asociacion Bombeiros da Coruña com 2:26:24.
No final excelente convívio e distribuição dos prémios, quer da prova quer da classificação geral do GMTA 2012, sorteios de diverso material desportivo e muitos comes e bebes... Regresso pela fabulosa e histórico-medieval noite de "..la Fiesta da Istoria de Ribadavia que atrajo a unas 45.000 personas!...".
Para o ano há mais!...
Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo"
on
28.8.12
Rating: