1º RED CROSS TRAIL - MAIORCA (FIGUEIRA DA FOZ)



Com a organização da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de MAIORCA (Figueira da Foz), realizou-se em 16 de Outubro de 2011, o 1º RED CROSS TRAIL, uma prova de "trail running", com 31Kms de dikstância (dependendo das diferentes tecnologias de medição utilizadas...), num misto de corrida de praia, corta-mato, corrida de montanha e puro trail, e em simultâneo um MINI TRILHO na distância de 10Kms.
Manhã de nevoeiro intenso na região, o que foi um impedimento para apreciar as belíssimas vistas que se vislumbram lá do alto da serra junto ao mar, elevado grau de humidade na primeira parte da corrida, com o sol a 'abrir' após a passagem da Serra da Boa Viagem....
Efectuado o transporte dos atletas de Maiorca para a praia de Quiaios, a prova teve o seu início pelas 09h30m no areal, bem juntinho à rebentação, para deleite dos atletas. Primeiros kms a lembrar Melides-Tróia, iniciando-se depois uma 'escalada' bastante técnica das escarpas da serra, que o confirme quem andou a fazer"sku" e outros que foram parar ao meio do mato e das silvas apenas com um salto, até nos embrenharmos no trilho que nos levou ao miradouro da Bandeira. Felizmente não havia vento, pois bem sei, por experiência própria, da dificuldade acrescida que é correr (ou andar) naquele percurso, com ventos que sopram a elevada velocidade, e pior ainda sem direcção definida! Num percurso bem delineado, os atletas percorreram posteriormente, diversos caminhos rurais, e diferentes trilhos de pedra solta, de maior ou menor grau técnico e uns quantos túneis, com e sem água, passando por Brenha e Alhadas com vista para o Dólmen das Carniçosas, subindo e descendo as serras de S Bento e S Castro, até aos últimos kms nos campos de arroz do baixo Mondego que circundam Maiorca.
O "guloso" do Custódio António, ávido pelo arroz doce (com a respectiva canela), especialidade da terra oferecida à chegada, foi o primeiro a dar sinal de si no aprazível Parque do Lago, depois de subir ao Moinho de Vento característico da Vila de Maiorca, 2h36m57s após ter abalado da praia. Um minuto e quarenta e sete segundos depois, chegou o Luís Mota, 2º da geral e 1º Vet I (40 a 49 anos). Em 17º da geral e 2º do escalão VET II (50 a 59 anos) com 3h21m02s, foi a minha vez de saborear a tão badalada especialidade... e estava bem boa!..., com a conversa e a 'comezaina' no habitual convívio logo após a meta até me esqueci dos alongamentos, depois é que foram elas!!! A primeira atleta feminina foi a já 'habitué' Carmen Pires, nada preocupada com o arroz doce (ela sabia que ao almoço também havia...), com 3h38m52s, chegando a Carina Matias, oito minutos e trinta e oito segundos depois, em 2º lugar.
Desistiram 21 atletas (o percurso não foi nenhuma pêra doce...), tendo chegado ao Parque do Lago 115 atletas. Isso mesmo 115 !!!...( ainda se lembram? até parece que foi de propósito, por ser uma prova da CVP, para recordar o 'velhinho' número que precedeu o 112). Excelente organização do pessoal da delegação da CVP, nomeadamente com o apoio dos jovens (!) escuteiros, óptimo almoço e o já habitual convívio entre atletas das diferentes equipas, em provas deste género.



Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
1º RED CROSS TRAIL - MAIORCA (FIGUEIRA DA FOZ) 1º RED CROSS TRAIL - MAIORCA (FIGUEIRA DA FOZ) Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 18.10.11 Rating: 5