10ºs TRILHOS DE MOGADOURO - AMENDOEIRAS EM FLOR


 

Nordeste transmontano.

Parque do Douro Interbacional.

Primeira prova do Circuito Nacional de Montanha 2012.

17 Kms e tal!...

Novo traçado, rápido e com enquadramento feliz, passando pelos Cabeços da Faceira e do Souto e respectiva ribeira, Paradela e Tapadinhas, com a subida à serra da Figueira a fazer-se por um "corta-fogo" fantástico, sempre a direito até às rochas bem lá no alto, antes da descida vertiginosa a caminho da meta instalada na pista do estádio de Mogadouro!

Elevado número de atletas e acompanhantes precaveram-se durante o dia/noite da véspera, apreciando a boa comida e sabores transmontanos, nomeadamente 'a posta', 'a marrã', 'as cascas cozidas com o bulho', 'alheiras com grelos', 'chichos', 'peixinhos do rio de escabeche', mais umas sopas de 'xis' e da 'cegada' e ... já chega, pois decorria igualmente a XX Feira Franca dos Produtos da Terra, com um vasto leque de complementos para as refeições (doces, digestivos e enchidos regionais)!...

Tempo fabuloso, é evidente que para a agricultura não... e isso notou-se na falta de floração das amendoeiras, flores nem vê-las..., a seca não perdoa, e vai ser mais um factor a contribuir para a crise!

Cumprida a missão, almoço-convívio em Valverde, onde se iniciou a prova e se procedeu à distribuição dos troféus aos vencedores das diferentes categorias.

Em masculinos, o Rui Muga venceu na sua terra natal com 01h08m08s, tendo a companhia da Fernanda Miranda em femininos com 01h24m41s.

O Carlos Rouxinol teve uma prestação notável, tendo ficado em 36º da geral, 18º Elite Masc, com 01h24m48s.
 

Arsénio Fernandes, 67º da geral, 2º do escalão M55, com 01h33m16s.

Terminaram a prova 124 atletas, tendo decorrido em simultâneo um passeio pedestre com 111 participantes.

E ainda sobrou uma espectacular tarde para o regresso..., apesar dos incêndios que fustigavam aqueles montes e da falta das inigualáveis flores e seu perfume!

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

10ºs TRILHOS DE MOGADOURO - AMENDOEIRAS EM FLOR 10ºs TRILHOS DE MOGADOURO - AMENDOEIRAS EM FLOR Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 22.2.12 Rating: 5