III TRAIL DE CONÍMBRIGA TERRAS DE SICÓ‏






Distância de 38 Kms, com partida da Praça da República da vila de Condeixa-a-Nova, repleta de animação com a boa disposição dos participantes das quatro provas, mais os acompanhantes e população local, sessão de aeróbica (?) para aquecimento dos músculos e da vista, e muito bem emoldurada com inúmeros stands/tendas representando algumas das diferentes actividades e produtos das gentes daquele "agradável recanto de tranquilidade, nas palavras de Fernando Namora apelidada de "pacífica e adormecida vila", cuja história remonta à idade do ferro, mas com maior relevo para o período da ocupação romana de que se conservam alguns importantes vestígios nas Ruínas de Conímbriga.

Quinze minutos após o horário previsto, por atraso/ausência do presidente do município, e as pessoas à espera, lá foi dado o tiro de partida!

Com os favoritos na frente da corrida, Carlos Sá, Custódio António, Luis Mota, António Silvino, Nuno Silva e Telmo Veloso, chegados à meta por esta ordem, logo seguidos pelo sempre espectacular alvitejano (...agora já é capa de revista, imaginem!..., temos que reconhecer que o rapaz é fotogénico e esforçado!...) Francisco Gaio, 14º da geral com 03h 16m 22s e 4º M45, depois de Condeixa-a-Velha, cruzámos o interior da Ruínas de Conímbriga (nada de romanos à vista, apenas alguns elementos fardados a preceito (escuteiros), indicando o caminho aos apressados lusitanos já com a respiração acelerada),e lá abalámos serra acima, em direcção ao Poço (apetecia ficar logo por ali, com aquela banca de queijos, mel e...e...e boa disposição dos populares), Póvoa de Pegas (de novo o convite à desistência, tão farta era a mesa...), Fonte Coberta ((onde Massena em tempos aquartelou debaixo de uns frondosos carvalhos, na companhia de alguns membros do seu estado-maior, a amante e cinquenta e cinco soldados, preparando o jantar ao ar livre, mas que teve de fugir inopinadamente fruto das artimanhas das gentes destas bandas e de alguns soldados anglo-lusos) e (não esquecendo que destes lugares...as ovelhas e cabras contribuem com o seu leite para o tão afamado e saboroso queijo do Rabaçal!...) pois é!... uma pena, a maioria dos atletas com as suas pressas não se deliciarem nos abastecimentos com este produto!!!..., Serra de Janeanes(de grandes lendas, histórias e mistérios de que só os iniciados sabem...), Casmilo com a sua paisagem cársica dos calcários onde sobressaem as Buracas do mesmo nome com a Vaca Voadora e El Dorado... que belas assoalhadas!!!.., e Furadouro, Ameixeira e seu Casal, Arrifana com as suas esquecidas águas termais..., e FINALMENTE em direcção à CHEGADA que foi no ponto de PARTIDA, onde a estreante e aventureira alvitejana nestas tão longas distâncias, Antonieta de Sá, chegou após 04h 54m 18s em 6ª F40, depois de passarmos velozmente (ah! ah! ah!...) por tanta HISTÓRIA e BELEZA NATURAL, sendo até controlados na Senhora do Circo ou do Círculo, onde segundo se reza, "...num dos sermões mais aplaudidos pelos peregrinos o senhor padre, entusiasmado com a Fé demonstrada, rematou: E, meus irmãos!... Os milagres da Senhora do Circo são tantos, como as caganetas das cabras por esta serra abaixo!".

Com a velocidade daquelas valentes descidas, depois da espectacular e íngreme subida até às Antenas, lá se ganhou ânimo suficiente para o restante percurso, incluindo um trilho bastante técnico, pedras e zigzags com fartura, mais umas quantas inclinações para um lado e para o outro e foi hora de entrar no tapete vermelho que conduzia à linha de meta


 chegando em 34º da geral, após 03h 38m 36s e 1º M55, logo seguido no escalão pelo José Agostinho e Jorge Serrazina.

Bom..., tivemos sorte com o tempo, nem muito calor, nem frio, o que veio facilitar o desempenho de todos nas provas de trail /38Kms, mini-trail/21Kms e caminhadas/15Kms. Classificados na prova principal chegaram 251 participantes, mais sete dnf's e 27 dns's (adoro estas siglas), tendo a Susana Simões sido a primeira atleta feminina com 03h 43m 10s, seguida da Carla Pinto e da Anabela Duque. No mini-trail a Sara Brito e o Rui Rodrigues foram os primeiros.

Organização impecável desde a entrega dos dorsais, organização dos parqueamentos, banhos, massagens (foram incansáveis a Helena, o Rui, a Susana e o André da Fisio-Massagem do Alvitejo, mas também tiveram sempre alegres companhias a animar o seu trabalhinho..., houve até umas almas caridosas que lhes levaram imperial e bolinhos), abastecimentos fartos e variados e com gente sempre animada, almoço a preceito, uma 'sacada' no final (com queijo, mel, azulejo, bolo, fruta, garrafa de tinto, água e imperial à discrição e troféus para os três primeiros de todos os escalões, para além da t'shirt no início), sendo de relevar o empenhamento dum elevado número de bombeiros, escuteiros e população em geral, distribuídos ao longo do percurso em apoio constante. Bem hajam..., é nestas alturas que se pode dizer que as forças vivas daquelas localidades se empenharam em conjunto nesta iniciativa, em apoio aos cerca de 1.200 participantes nas provas deste evento!

Percurso muito bem delineado, o que prova que não é preciso inventar, basta aproveitar o que a natureza proporciona; paisagens magnificas de carácter cársico com os campos de lapiás e dolinas com os seus pequenos algorochos a merecer umas boas telas/fotos, o vale com os olivais e as encostas com o carrasco, o zambujeiro e as cucas (longe vão os tempos em que eram oferenda dos rapazes às suas namoradas..., verdade se diga que também não vi nenhuma (cuca...), naõ sei se por causa da seca ou se está em vias de extinção).

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)


III TRAIL DE CONÍMBRIGA TERRAS DE SICÓ‏ III TRAIL DE CONÍMBRIGA TERRAS DE SICÓ‏ Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 29.2.12 Rating: 5