WBT - WORLD BIKE TOUR / LISBOA 2012



Passados que são seis anos após a 1ª edição do WBT, a ponte Vasco da Gama acolheu no seu tabuleiro, cerca de seis mil pessoas que participaram no 20º evento deste tipo a nível mundial.
Mais uma vez, a Sportis e o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), com o apoio de inúmeras empresas, puseram em andamento esta iniciativa, num conjunto de actividades que tiveram lufar nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de Junho, de que se salienta:
- a feira World Bike Tour;
- o seminário intenacioanal WBT;
- o World Bike tour pela Inclusão;
- e o World Bike Tour Lisboa

Três alvitejanos (Francisco Gaio, Antonieta de Sá e Arsénio Fernandes), normalmente nas andanças dos trails, marcaram presença neste passeio na ponte, aproveitando para usufruir dumas pedaladas sólidas, e como diz o slogan "pedalada só com a tua energia", em local onde só pontualmente se pode andar de bicicleta, esquecendo os constrangimentos orçamentais a que este país e o seu povo estão sujeitos, e tentando "não baixar os braços na procura do que é seu de direito, o direito à vida em pleno, justa, acessível, saudável e com qualidade!..... os momentos difíceis fazem por vezes a que deixemos de acreditar e nos levam a uma rendição, mas são efémeros e a vida é muito mais.".
Às sete da manhã, já os primeiros participantes embarcavam nos autocarros rumo ao local de partida, onde as 'bikes' alinhadas e afinadas esperavam impacientemente pelos seus donos.
Óptimo passeio, convívio excelente intergeracional, algumas quedas, montes de avarias, situações insólitas,...e uma bicicleta, capacete e mochila para levar para casa.
Só não percebi como é que o João não nos conseguiu ver na TV!..., até lhe telefonei a dizer que estávamos de capacete verde e t'shirt branca e mesmo assim, nada!...

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 26.6.12 Rating: 5