4ª CORRIDA DAS VINDIMAS‏



Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e da Associação Desportiva C.J. Clarks, em colaboração com TERRAS DE AVENTURA, decorreu mais uma corrida pedestre com características de montanha denominada 4ª CORRIDA DAS VINDIMAS DE CASTELO DE PAIVA, prova integrada no calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2012
Percurso competitivo num cenário de excepcional beleza com 14 km (desnível acumulado positivo de 560 metros), com partida às 10h30m no Largo do Conde, frente aos Paços do Concelho de Castelo de Paiva (altitude de 229 metros), com meta no mesmo local. Simultaneamente realizou-se um passeio pedestre, sem intuitos competitivos, com inicio às 10 horas, destinado aos denominados caminheiros, na distância aproximada de 7 km.
Espectacular o percurso, na sua quase totalidade traçado em caminhos florestais e trilhos pedestres em áreas florestais do concelho de Castelo Paiva, passando pelo lugar de Vale em direcção à Amieira e Ponte das Tejosas, seguindo-se uma pequena subida até à Estrada N224, onde tinha início uma dura subida até aos Fornos de Carvão Mirita (ainda se sentiu bem o cheiro!...), após os quais teve início a descida até ao Rio Paiva (ele ali ao lado bem bonito e os atletas sempre a 'abrir' pela margem...), passagem em Várzea, Freguesia de Bairros, Quinta da Igreja, com subida em trilhos até ao lugar da Serdeirinda e Ladroeira-Bairros, com posterior passagem nas vinhas de Fundões antes de chegar à meta.
O Rui Muga foi o primeiro a concluir o trajecto após 54' 04'', seguido do Artur Rodrigues e Aires Sousa respectivamente com 54' 19'' e 55' 11'
Cá o 'mim' concluí a prova em 53º da geral, 6º do escalão M55 com 01h 21m 09s.
A primeira atleta feminina foi a Rosa Madureira, seguida da Lucinda Moreiras e da Amélia Vieira.
Organização excelente em todos os aspectos, sempre com o Vieira agarrado ao microfone, dando indicações preciosas para que nada falhasse. Percurso muito bem sinalizado, vários controladores e muitos colaboradores nos cruzamentos evitando qualquer engano. Foi na verdade uma prova organizada por atletas e para atletas!... Rápida a afixação dos resultados e distribuição dos prémios, dando assim possibilidade aos atletas, caminheiros e acompnhantes de irem tratar da barriguinha, que o relógio da torre da igreja não se cansava de 'dar horas'.

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 23.9.12 Rating: 5