QUE BELO TREINO...!

ARSÉNIO E GAIO
DE
SANTARÉM A FÁTIMA PELOS CAMINHOS DE FÁTIMA


Depois de um largo período de paragem, apenas intervalado para um ou outro teste, e já que as mazelas não dão grande sinal de melhoras, nada melhor que testar o 'material' no terreno e abalarmos (o Francisco Gaio e eu) à aventura, partindo de Santarém (onde fomos deixados ao 'abandono' pela convalescente Antonieta...) em direcção às serras de Aires e Candeeiros, e vêr como é que as 'máquinas' reagiam!...

Objectivo: ir 'andando' (correndo) até ao parque 11 em Fátima, sempre pelos 'caminhos de Fátima'.

E assim foi..., até Santos em ritmo moderado, sempre comigo a resmungar do excesso de alcatrão, mas conversa 'práli' conversa 'práqui', curvas prá direita e prá esquerda, alguns caminhos tipo estradão e bem
esburacados (só pra me fazerem a vontade, tinham perdido o alcatrão!... e já não deve haver dinheiro para o voltar a pôr!...), lá se foi andando, cruzando-nos com turistas estrangeiros tipo caminheiros e de BTT, outros estrangeiros andavam aos pimentos, pepinos, melões e meloas, enquanto nós lá fomos prosseguindo, 'ameaçando', aqui e ali os marmelos e os figos da beira da estrada.


Paragem pró cafezinho e prá foto da praxe e vai de seguir a caminho de Monsanto, passando pelos moinhos bem lá no alto, não sem antes termos arranjado umas sapatas que pesavam três quilos cada uma(aquele barro todo, húmido, agarrado às solas dos ténis..., imaginem só!... ) e já com a esperança de


chegarmos à praia fluvial de Olhos de Água do Alviela e deliciarmo-nos com aquele belíssimo recanto da natureza, onde até há um quiroptário(...outros tempos, trabalhos da Primária)!...

Foi ali que decidi que era o local indicado para terminar, simplesmente o companheiro não esteve pelos ajustes, e lá me foi rebocando até Monsanto. O andamento dele era mais rápido que o meu, o meu tornozelo vinha farto de dizer que a velocidade era excessiva..., ali então disse-lhe que era tempo de

parar!... e ficar à espera que a Antonieta me fosse buscar!... E lá foi ele sozinho!... eu, fiquei de volta de uma sande de presunto, que teve que ser auxiliada por uma cervejola na sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Monsanto..., e para rematar um café a preceito!... Com o estômago reconfortado, era altura

de iniciar a perseguição... e tentar chegar ao objectivo inicialmente previsto, mas ao meu ritmo, se ele pensava que eu ia desistir estava bem enganado!.... E lá fui a 'trote' curto, parando para as habituais fotos

aos recantos mais pitorescos do percurso..., em especial àquela PEDRA ESPECIAL que o Gaio adora!... passagem por Minde,

onde começou a chover, chuva miudinha e vento, até à antenas e pedreiras lá no cimo da serra paralelamente à auto-estrada, aparecendo então aquela altura em que o corpo já não queria nem aceitava andar..., tinha que ser mesmo a correr..., e foi a correr que cheguei ao parque 11,


onde nos deliciámos com um agradável pic-nic (meio à chuva, meio com o tempo farrusco..., bem regado com um tintinho e umas mpegs pretas, tudo bem feitinho pela 'senhora entretanto aparecida' (a tal que nos abandonou em Santarém...). Foi a altura para pôr a conversa em dia e satisfeitos pelo cumprimento dos objectivos traçados. O Gaio mostrando as chagas nas mãos e nas nádegas fruto duma valente queda (e isto foi um treino..., a previsão indiciava excesso de velocidade, e as pedras já lá estavam!!!....). E depois de uma voltinha pelo recinto, um cafezito mais, foi o regresso aos lares, nem sem antes termos pensado em reeditar a cena de outro treino!.. Na próxima edição vamos lá ver quem nos acompanha!... São só sessenta e tal kilómetros (as medições, como sempre divergem), e em treino há sempre tempo para apreciar as belezas, que em provas nem sempre se tem oportunidade de fazer condignamente.

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)

Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 2.10.12 Rating: 5