14ª SUBIDA DO VALE DO SAMEIRO/CAMPEONATO DE PORTUGAL DE KM VERTICAL 2012‏





 Sem neve nem chuva na Serra, com os encantos e transformações de Outono nas encostas e vales, fresquinho mas muito agradável, com as variações bruscas de temperatura, típicas das zonas serranas consoante o local e a altitude em que se estava, foi neste cenário que decorreu a última prova do campeonato.
O percurso foi o habitual, depois duma voltinha no Sameiro, uma íngreme subida inicial em paralelo, prolongada em alcatrão até ao campo de futebol, trilho bem pedregoso entre arvoredo, antes de descermos a pique até ao rio, recuperando forças em terreno plano durante algum tempo..., depois sim, entrou-se no caminho florestal que nos levou sempre a subir até à meta instalada no Cabeço da Azinha.

Com o desbaste da mata/pinhal, este ano teve-se uma nova perspectiva do troço da prova, já que se avistavam, deste a base até ao cume, os atletas no seu esforço contínuo, ficando-se com uma noção real do troço percorrido e a percorrer, consoante o lugar onde cada um se encontrava. Espectacular, mas psicologicamente cansativo!
O Paulo Gomes, numa incursão às provas de montanha, foi o primeiro atleta masculino a chegar ao alto, seguido do José Carvalho e Aires Sousa. Já em femininos a Rosa Madureira chegou à frente da Lucinda Moreiras e da Lurdes Monteiro.
Em ambiente de alegre convívio decorreu o animado almoço, seguido da distribuição dos respectivos troféus relativos às duas provas em disputa e à classificação final do campeonato 2012.

O único alvitejano presente quedou-se pelo 5º lugar nas provas e 4º lugar na classificação final.
Classificações em www.terrasdeaventura.net, incluindo os atletas do CCD "O ALVITEJO", participantes numa ou mais provas..., a Antonieta de Sá, a Elizabete Rouxinol, o Francisco Gaio, o Manuel Victorino, o Carlos Rouxinol, o Joaquim Alves e o João Gaudêncio.
Glória aos vencedores, honra a todos os restantes participantes que enfrentaram os desafios das provas em disputa!... e assim acabou mais um campeonato, a necessitar provavelmente de alguma inovação, revisão dos regulamentos e do programa informático.
... e parabéns, com uma palavra de incentivo a todos os elementos e respectivos colaboradores deste tipo de eventos pelo país inteiro!

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 20.11.12 Rating: 5