25º ANIVERSÁRIO DA SECÇÃO DE ATLETISMO

 DO C.C.D. "O ALVITEJO

Parece que foi ontem que, o João Fortunato decidiu a 1 de Maio de 1990 abraçar o projecto da secção de atletismo no C.C.D. "O ALVITEJO".
Para tal foi necessário criar uma direcção para esta secção, e assim foi constituo um grupo liderado por João Fortunato, coadjuvado por Rui Raposeira (que se manteve até ao presente!).
Apresentada a lista ao presidente do C.C.D. "O ALVITEJO", Carlos Duarte (por coincidência nas comemorações do 25º Aniversário, também é ele o presidente), o mesmo viria a dar viabilidade a este projecto.
Mãos à obra e toca a treinar no campo de futebol, onde em todas as sessões no campo de futebol, lideradas por João Paulo Rodrigues, juntavam-se mais de meia centena de jovens.
Mas azar, ou talvez não, o João Paulo Rodrigues ao fim de um mês a liderar os treinos, é chamado para a tropa. E, agora como "descalçar esta bota"? Solução encontrada o João Fortunato, além de diretor era promovido a treinador, com o apoio do Rui Raposeira (que dava "aquelas tareias" magnificas, aos sábados de manhã no Casal Monteiro.
Mas treinar e,  não participar em provas não era garantidamente para estes jovens e, por isso decidiu-se logo em Junho participar em algumas provas, nomeadamente em Castanheira do Ribatejo, Alfange e Baixa da Banheira.

Na estreia na Castanheira do Ribatejo, obtivemos um excelente 4º Lugar coletivo (que grande festa!) com as camisolas envergadas "apenas" a serem coloridas pelo emblema do C.C.D. "O ALVITEJO".
Nestes temos transportes, nem vê-los, por isso, ainda nesse ano, fomos participar a uma prova à Azambujeira (Rio Maior) e, saímos de casa às 6h da manhã e apanhamos o comboio para a Ribeira de Santarém, depois a pé até à Rodoviária para apanhar o autocarro às 8h para Rio Maior. Chegamos perto da Azambujeira, toca a ir a pé até lá acima para efetuar as inscrições. Prova feita por volta das 10h e, o sonho de participar na primeira prova de rampa estava concretizada por alguns atletas. Ah o regresso?
Apanhamos o autocarro às 18h....chegamos a casa por volta das 22h, recebidos na estação de Vale de Figueira por uma autêntica multidão de pais que, esperavam ansiosos a vinda destes atletas aventureiros.
Muitas provas se seguiram chegando a data de 1 de Maio de 2015 com 2689 realizadas, com nada mais nada menos de 2316 vitórias individuais.

Vitórias e mais vitórias, levaram à conquista de muitas glórias tais como: Medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa de Veteranos; Recordes do Mundo INAS FID; Recordes do Mundo Sindrome Down; Recordes Olimpicos INAS FID, Recordes Nacionais do Inatel e do Desporto Especial; muitas vitórias coletivas; muitas provas organizadas em Vale de Figueira de corrida e marcha (sempre com o brilhante apoio do Agrupamento 1040 dos Escuteiros de Vale de Figueira).
Enfim , um passado de glória, comemorado a preceito neste dia 1 de Maio de 2015.

Como muitos já não podem correr (ou não querem) decidimos abrir o programa das festas com uma caminhada, orientada pelo António Silva que, percorreu as zonas mais encantadoras de Vale de Figueira, não descurando o património, fazendo uma visita à Igreja Matriz da freguesia.
Depois de esbafuridos os participantes na caminhada (e aqueles que não poderam participar) reuniram-se



 mesa para se deliciarem com o caldo verde, a grelhada mista, o bolo de aniversário e café.

De seguida justamente todos os colaboradores se juntaram para a fotografia da praxe, aproveitando ainda a

direcção para efetuar uma homenagem ao João Fortunato, ofertando-lhe uma placa de agradecimento pelos 25 anos de dedicação ao atletismo alvitejano.

Tempo ainda para alguns discursos de circunstância e troca de lembranças entre amigos.


Já com o estômago aconchegado, foi tempo de apreciar a atuação do Rancho Folclórico de Vale de Figueira.

Quase a terminar a festa ainda tivemos a visita do senhor presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, assim como a do presidente da União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de
Figueira, Ricardo Costa





que, poderam apreciar a exposição comemorativa dos 25 anos (elaborada pelo José Gaspar e César Cordeiro) e,

assinando o livro de honra.

Decorreu ainda durante todo o dia uma feira da ladra desportiva que, juntou muito material, com destaque para alguns exemplares do Jornal "O ATLETA" que, em tempos era o principal meio de divulgação dos nossos feitos.

Por fim a passagem do filme do dia 1 de Maio de 1990, deliciou os presentes...muitos diziam: "Olha este, olha aquele".
Por fim um agradecimento especial a todos os que permitiram este passado de glória:

A Direcção do C.C.D. "O Alvitejo" na pessoa do seu presidente Carlos Duarte, a todos os atletas que

representaram este clube, a todos os patrocinadores e, muitos colaboradores anónimos que se juntaram a nós.
Desculpem se nos esquecemos de alguém!



Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 3.5.15 Rating: 5