ULTRA MARATONA DA AREIA (MELIDES - TROIA)


ULTRA MARATONA ATLÂNTICA (Melides-Tróia)‏





A minha prenda de aniversário!
Quarenta e três Kms percorridos na areia, sempre à beira mar, bem juntinho à água para aproveitar o melhor piso possível, a fim de facilitar as coisas!...
Com início às 09H10M na praia de Melides, foi sob uma aragem forte, fria e tempo meio encoberto (chegou a cacimbar, que a aventura começou para 266 atletas, tendo como objectivo atingir a meta instalada em Tróia, usufruindo do prazer duma corrida à beira-mar. Após 9H 26' e 28'' chegou à meta o António Nunes (houve 18 desistências), encerrando assim a prova/aventura da UMA, em que o primeiro atleta masculino a cortar a linha de chegada foi o Eusébio Rosa, do Caparica, em 03H 08M 01S e a primeira atleta feminina foi a espanhola Gema Martin Borgas com 03H 42M 55S.
Alguns minutos após a partida, o tempo "abriu" e tudo indiciava estarem reunidas as condições ideais para o desenrolar da UMA..., puro engano! progressivamente foi aumentando a intensidade do vento/ventania/vendaval (chegou mesmo a ser nortada forte em algumas ocasiões), soprando de frente e forçando os atletas a um esforço redobrado, já não bastava a inclinação do areal e a previsão da maré a subir após as onze horas..., e assim se tornou na mais dura edição das provas até agora realizadas, segundo a opinião dos participantes de edições anteriores e elementos ligados à organização.
O CCD "O ALVITEJO" esteve presente nesta UMA com a presença de três "heróis", tendo sido a 14ª equipa colectivamente


04H 08M 10S: Francisco Gaio - 40º da geral/5º do escalão VET III
04H 47M 40S: Arsénio Fernandes - 91º da geral/12º do escalão VET V







05H 27M 08S: Manuel Vitorino - 152ºda geral/ 14º do escalão VET V

Foi uma aventura excitante, uma experiência nova, só participando e estando lá no terreno se percebe realmente o que se sente.
Espectacular o apoio dos banhistas/veraneantes ao longo do percurso, sempre com palmas e palavras de ânimo para os atletas; saliente-se igualmente a presença de um elevado número de habituais participantes em provas de estrada ou montanha, que por estarem lesionados ou outro motivo qualquer, se deslocaram propositadamente ao percurso para apoiarem naquela aventura os habituais 'companheiros da corrida', usufruirem da praia e tirarem fotos (já disponíveis em diversos Blogs). A SportTV2 transmite na próxima Quinta-feira, 21Julho, às 20h20, uma reportagem sobre a UMA.

Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
ULTRA MARATONA DA AREIA (MELIDES - TROIA) ULTRA MARATONA DA AREIA (MELIDES - TROIA) Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 19.7.11 Rating: 5