VIII SUBIDA DA CALÇADA ROMANA DO TINTINOLHO (ALDEIA VIÇOSA - GUARDA)



Partida em frente à antiga Igreja de Aldeia Viçosa!...
Depois da aventura dos 43 Kms na areia, não há nada melhor para recuperar (???...) do que voltar à montanha e percorrer uma distância de 9,5 Kms... e assim, pelas 18 horas de Sábado (23Jul2011), com início a 525 metros de altitude, passagem pela Praia Fluvial (463 de altitude) e chegada na entrada da cidade da Guarda, no Chafariz da Dorna (977 de altitude), disputou-se na antiga Via Romana do Tintinolho mais uma espectacular prova de montanha.
Tempo bastante quente, piso romano duro e irregular (os gauleses deviam ter mesmo razão relativamente à loucura dos romanos), mas "histórico e milenar", paisagem soberba e miradouros espectaculares, e uma "Praia Fluvial" com adequadas infra-estrutras e em excelente estado de conservação, inserida no parque natural da Serra da Estrela e situada na margem direita do rio Mondego, de águas frescas e límpidas, ladeado por frondosas árvores, e propício ao prazer e usufruto de todos os que gostam da natureza, com óptimas condições para o convívio e pestiscos tipicamente portugueses.
A prova tinha apenas escalões de Juniores, Seniores e Veteranos (a partir dos 40 anos).
Os Juniores Masculinos e as atletas femininas percorreram 6800 metros; os Seniores e Veteranos Masculinos tiveram direito aos 9500 metros (
dose completa).
O vencedor da prova principal foi o Rui Muga (FCM-BR) com o tempo de 40' 04''.


Cá o solitário alvitejano foi 22º da geral com 57' 47'' (10º VET, 6º VNF).
PS: Pena é se a prova, eventualmente, possa ter tido a sua última edição, face à exigência de pagamento de 202.60 euros por parte do ICNB, relativamente ao custo de emissão de parecer solicitado pela AAGuarda relativo à realização do evento... (a estupefacção dos atletas foi geral), invocando a existência de legislação vigente.
Burocracias ...

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
VIII SUBIDA DA CALÇADA ROMANA DO TINTINOLHO (ALDEIA VIÇOSA - GUARDA) VIII SUBIDA DA CALÇADA ROMANA DO TINTINOLHO (ALDEIA VIÇOSA - GUARDA) Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 25.7.11 Rating: 5