TRAIL SUBIDA Ó MONTE PINDO‏




O Trail "Subida ó Monte Pindo" (um dos pontos geológicos mais importantes de Espanha, ...'lugar donde os Celtas encontraram o su Olimpo, el admirado y venerado Monte Pindo'...) esteve inserido num conjunto de actividades festivas do IV Encontro Monte Pindo, durante um fim de semana lúdico, cultural e desportivo que a associação ACDR PEDRAMAR programou para o "hermoso y acogedor pueblo costero de O Pindo, en el municipio coruñés de Carnota", com Finisterra a proteger das intempéries!
Trail: 20 kms aproximadamente, pra mais como é costume nas contagens do Moutinho!...
Desnível positivo: 1200 mts.
Partida/Meta: Plaza da Solaina S/N (O Pindo), dez minutos depois da hora prevista (17:30 horas), à cota mínima, com a travessia do areal da praia e obrigatoriedade de passar na água, quer à partida quer à chegada.
Porto-O Pindo: 306 Km; Lisboa-O Pindo: 608 Kms.
As recomendações da organização aconselhavam o uso de sistemas individuais de hidratação, devido às condições metereológicas típicas no mês de Julho..., muito calor na serra!...
Nos dias anteriores e mesmo na véspera tinha chuvido abundantemente..., no dia da prova a temperatura estava amena no "pueblo" junto ao mar, o que levou os atletas a preocuparem-se mais com o tipo de calçado a usar do que com o camelback ou cinto..., e tudo isto foi fatal para muitos participantes!... Apenas como exemplo, o ' portuga' Martins seguia em segundo lugar isolado e com avanço considerável do terceiro... a duzentos metros da meta 'bloqueou' e começou a andar..., apesar dos constantes incitamentos de todos os estupefactos assistentes com aquela situação...., sendo ultrapassado pelo atleta que o precedia, que face à distância que os separava nem queria acreditar no que estava a acontecer!... Lá pelo alto da serra e com o aproximar do final da prova, situações similares aconteceram a outros, incluindo-me no número, que a 2 Kms vi o combustível acabar-se e gorar-se a classificação pretendida. Mais uma vez a serra provou que "quem vai pró mar avia-se em terra" e que apesar de tão perto da partida, as condições lá em cima eram completamente diferentes das de cá de baixo, não se podendo descurar os abastecimentos!
Quanto ao percurso... "un trazado rompepernas, moi técnico, nas fermosas montañas de pedra que parapetan o mar deste lugar da Costa da Morte...", simplesmente fantástico!!!... subida até O Pedrullo, aquela subida do rio, durante cerca de 2 Kms, cada um tentando escolher o pedregulho mais adequado, quais cabras montesas..., aqueles inúmeros pedregulhos enormes que se tiveram que escalar e contornar..., os estreitos desfiladeiros..., a subida a Moa, a surpresa de correr numa serra onde só havia pedra e mais pedra... e donde a água em quantidade brotava de todos os lados por baixo da rochas..., monte Penafiel, a albufeira enorme e a paisagem fabulosa com as praias brancas abrigadas nas diversas enseadas..., passagem por Chan S Lourenzo e aquelas descidas vertiginosas em constantes "ésses" e curvas e contra-curvas..., zonas onde só se podia fazer "walk trail"..., o italiano a rezingar da surpresa de encontrar tal dureza junto ao mar e tão longe dos Alpes.., tudo isto contribui para ter vontade de voltar, para reapreciar coisas tão boas!... incluindo as gentes locais.
O gañador absoluto foi Roberto Riobóo Estévex, de Pontevedra, que completou o esixente percorrido en dúas horas e dez minutos, seguido de Fernando Cancelo Barbeito, de Coruña e dos portugueses António Martins e Asdrúbal Freitas, ambos da Confraria Trotamontes. A primeira muller en chegar á meta, tamén na praza da Solaina do Pindo, foi Priscila Suárez Méndez, da Asociación de Bombeiros da Coruña, cun crono de tres horas e tres minutos.

Cá o alvitejano, chegou em 90º, 6º do escalão Vet 2, após 03h18m01s. Os últimos en entrar no control de chegada fixérono ás 23:00 horas, co que completaron a rota en algo máis de cinco horas. Xa pola noite, entrega de prémios, sorteio, unha sardiñada e unha queimada acompañaron a animada verbena.
Quem não esteve por lá não pode imaginar sequer o que perdeu!

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 18.7.12 Rating: 5