5ª LÉGUA "CIDADE DA AMADORA" EM ATLETISMO‏



Numa realização da Câmara Municipal da Amadora, e inserida na 27ª edição do Torneio "Cidade da Amadora" em Atletismo, a 5ª Légua disputou-se num circuito de duas voltas nas ruas circunvizinhas do agradável e bem conservado Parque Central desta cidade, com partida e chegada na Avenida do primeiro português a ser nomeado para o Prémio Nobel, António Correia de Oliveira (um dos poetas oficiosos do Estado Novo) e passagens por algumas das Avenidas a quem foi dado o nome de grandes figuras lusas, que tudo deram, até a vida, por este tão maltratado pedacinho de terra, entre elas a do General Humberto Delgado (... apelidado de "o... sem medo"), a do Pedro Alvares Cabral (... aquele fidalgo de Belmonte, que farto do tédio da interioridade, foi buscar as telenovelas para entretêm duma grande maioria...) e a do Cardoso Lopes (empresário ligado à urbanização do Bairro da Mina e um dos grandes impulsionadores do movimento que esteve na origem da atribuição do nome de Amadora á localidade), não sem antes se terem disputado provas para os escalões jovens com início e fim na rua dos Bombeiros Voluntários (restam-nos eles... que somos nós todos, para apagar este fogo generalizado) com uma rápida passagem pela rua Rainha D. Leonor (...saberão as feministas do apoio recebido para a publicação do Espelho de Cristina?).
Óptima organização do evento, com o apoio da empresa responsável pela produção da iniciativa, a "Jesus Events", com a sequência das provas, intervaladas pela partida da Volta dos Parques em Bicicleta, um passeio para iniciantes na modalidade promovido pelo grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora, e rápida distribuição dos prémios.
Excelente colaboração dos elementos da PSP e pessoal das ambulâncias.
Classificações disponíveis para consulta, quer das 'provas jovens' quer da 5º Légua nos diferentes escalões masculinos e femininos, no site www.jesusevents.pt
Para não andarem à procura do atleta alvitejano, informo desde já que foi 5º (um mês de férias soube tão bem!...) em M55.

Por Arsénio Fernandes (atleta do Alvitejo)
Reviewed by C.C.D. "O Alvitejo" on 20.9.12 Rating: 5